A Massagem Tradicional Tailandesa ou Thai Massagem (também é chamada Nuad Thai ou Nuad Boran, entre outras grafias) é uma antiga forma de terapia corporal tailandesa, baseada em yoga passiva, alongamentos profundos e pressão firme (acupressão).
Uma abordagem holística
Com exercícios de alongamento, posturas de yoga e pressão ao longo de canais específicos de energia (as chamadas Linhas Sen), a Massagem Tailandesa ajuda a nos libertar de bloqueios e tensões físicas, mentais e emocionais.
Um aspecto importante dessa modalidade é a sua abordagem holística, que pode auxiliar nos processos de auto cura e regeneração do corpo para começar a funcionar de maneira ideal. Quanto aos efeitos na vida cotidiana, pode-se experimentar um melhor equilíbrio, vitalidade e flexibilidade.
De acordo com a tradição, o paciente recebe uma sessão de massagem tailandesa totalmente vestido. O receptor, bem como o massagista ou terapeuta, usam roupas confortáveis. Geralmente, óleos ou ervas não são aplicados, e a sessão é dada no chão em um tapete especial.
No entanto, quando óleos e ervas são usados, como por exemplo na Massagem Tailandesa com Óleos e na Massagem Tailandesa com Compressas de Ervas, o tratamento é dado diretamente no corpo sem roupa.
Um pouco de história
Acredita-se que a Thai Massagem teve origem na Índia. Aspectos da Medicina Ayurvédica Indiana ainda podem ser encontrados na Tailândia e, juntamente com o tratamento com ervas, banhos de vapor e massagem, a Medicina Ayurvédica faz parte integrante do que hoje é chamado de Medicina Tradicional Tailandesa.
Um médico indiano chamado Jivaka Kumar Bhacchal (também conhecido como Dr. Shivago), que foi um contemporâneo do Buda e médico pessoal do rei indiano Bimbisara há mais de 2.500 anos, é considerado o fundador da Massagem Tradicional Tailandesa. Dizem que seus ensinamentos chegaram à Tailândia ao mesmo tempo que o Budismo – já no século III ou II a.C.
Jivaka Kumar Bhaccha não é apenas uma inspiração para as técnicas de massagem usadas hoje na Tailândia, mas ele também é considerado a fonte do conhecimento tradicional sobre os poderes curativos de ervas e minerais. Até hoje, o Dr. Shivago é altamente respeitado e homenageado por muitos tailandeses como o “Pai da Medicina”.
Um dos vestígios mais antigos da Massagem Tailandesa pode ser encontrado no complexo do templo de Wat Pho em Bangkok, onde se pode ver, nas paredes de um dos templos, cerca de sessenta diagramas esculpidos em pedra. Estes diagramas denotam os pontos terapêuticos ao longo do várias linhas de energia (10 Sen ou Sib Sen) acompanhadas de notas explicativas. Estes Sen formam a base teórica primária da Massagem Tailandesa.
No entanto, muito sobre a origem da Thai Massagem e da Medicina Tradicional Tailandesa ainda não estão claras. Não se sabe se houve alguma forma autóctone de massagem na região antes desse período. Também é desconhecido quais partes da Medicina Tradicional Chinesa tiveram qualquer influência teórica e/ou prática na Massagem Tailandesa.
Hoje em dia, é impossível responder definitivamente a essas questões, já que durante séculos o conhecimento médico e terapêutico foi transmitido quase que inteiramente por via oral, direto do professor para o aluno.
A Massagem Tailandesa hoje
A Massagem Tradicional Tailandesa se espalhou para muitos outros países do mundo. Nos últimos 15-20 anos, tem se tornado cada vez mais uma importante modalidade de terapia corporal, e encontra-se grande oferta de cursos e workshops em todo o mundo. Ela foi adotada de várias formas por Spas, Estúdios de Yoga e praticantes de medicina alternativa.